Os alunos de Beit Kids, K1 e K2 podem ser acompanhados pelos responsáveis até as salas de aula, a partir das 7h20.
Os alunos de K3, K4 e K5 devem se despedir dos responsáveis no carro ou no hall de entrada. Serão recepcionados por nossa equipe, que os encaminhará para as respectivas salas.
Os alunos que chegarem após as 8h devem ser encaminhados à secretaria e serão levados por um(a) colaborador(a) da escola às suas respectivas salas. No entanto, contamos com a observância aos horários de entrada.
Se por alguma razão, previamente combinada com a equipe da escola, a criança precisar que o responsável a acompanhe até a sala, é importante que não interrompa as atividades em andamento, respeitando os espaços dos alunos e a organização da rotina.
Contamos com a colaboração de todos para organização das saídas.
Os alunos da Educação Infantil aguardam os responsáveis e só saem quando uma colaboradora os chama pelo nome.
Pedimos que esperem no hall, não adentrem os corredores, garantindo o nosso controle de entrada e saída de alunos.
Clique e confira a tabela de horários
After School opcional K4 - saída às 15h15, às 2ªs e 4ªs feiras
After School opcional K5 - saída às 16h30/ 17h, de 2ª a 5ª feiras
Horário estendido às sextas-feiras para K2, K3, K4 e K5
Todas as sextas-feiras, os alunos de K2, K3, K4 e K5 poderão permanecer em horário estendido, até as 13h20. Para usufruir deste serviço, os pais deverão informar no início da semana pelo e-mail: infantil@beityaacov.com.br.
Obs: os alunos novos deverão aguardar o período de adaptação para dar início a esta opção.
Véspera de feriados religiosos
Nas vésperas de datas religiosas do calendário judaico, não haverá integral e seguiremos o horário de saída de sexta-feira.
Véspera de feriados nacionais
Nas vésperas de feriados nacionais, NÃO HÁ ALTERAÇÃO no horário escolar. Caso seja necessário que o(a) aluno(a) saia mais cedo, solicitamos que as famílias informem antecipadamente.
Alterações na rotina (caronas e autorizações de saída)
Toda e qualquer alteração na rotina de saída de seu(sua) filho(a), saída com amigos em outro carro, por exemplo, deve ser obrigatoriamente informada, com antecedência, pelo aplicativo da escola - BYAPP ou pelo e-mail infantil@beityaacov.com.br, até as 11h do mesmo dia. Caso contrário, a saída do(a) aluno(a) com outros acompanhantes não será permitida.
Integral K1, K2 e K3
Música, jardinagem, artes, culinária, brinquedoteca, biblioteca, faz de conta, contação de histórias e jogos com bola são algumas das atividades desenvolvidas no período da tarde. Informações adicionais, clique aqui.
After School - K4 e K5
A escola disponibiliza um programa de atividades complementares, oferecidas após o horário das aulas, com o objetivo de estimular e desenvolver, de maneira lúdica e formativa, habilidades físicas e esportivas, bem como cultivar práticas culturais e artísticas. Informações adicionais pelo e-mail afterschool@beityaacov.com.br
A Escola Beit Yaacov adota uniforme, cujo uso é obrigatório do K1 ao K5, por questões de unificação de grupo, em todos os dias letivos. Todas as peças do uniforme deverão ser identificadas com o nome completo do(a) aluno(a). Para garantir a segurança e o conforto dos alunos, é obrigatório o uso de tênis e meias.
Todos os meninos deverão trazer kipá ou boné, para utilizarem no período em que estão na escola. O uso é obrigatório para alunos de K3, K4 e K5.
Meninas de Beit Kids ao K3 - recomendamos não usar presilhas e acessórios de tamanho pequeno, pois são facilmente perdidos e, às vezes, levados à boca.
Para todos os alunos, não é aconselhável usar brincos grandes, relógios ou pulseiras, pois tais acessórios podem causar acidentes.
Não é permitido usar sandálias, Crocs, chinelos, botas ou chuteiras de pinos.
Todos os itens do uniforme devem ser adquiridos pelo link: www.bookfair.com.br e retirados na loja localizada no terceiro andar do prédio do refeitório, aberta de segunda a quinta-feira, das 7h às 17h, e, às sextas-feiras, das 7h30 às 11h30. Fechada no horário de almoço: 13h30 às 14h30.
Os itens perdidos e sem identificação serão encaminhados para a caixa de achados e perdidos, localizada na secretaria da Educação Infantil.
Os alunos das diferentes séries utilizam o material fornecido pela escola e/ou adquirido pelas famílias, conforme as listas enviadas no final do ano anterior. Tanto este material quanto o patrimônio da escola devem ser respeitados por todos, sendo os alunos/ famílias responsáveis pela reposição de material perdido ou danificado, bem como pelo ressarcimento de eventuais danos ao mobiliário e instalações da escola.
K1 ao K3:
Os alunos de K1, K2 e K3 podem trazer à escola brinquedos e objetos de apego, sempre que assim o desejarem (todos os dias).
É indispensável que estejam identificados com o nome, sobrenome e classe do(a) aluno(a).
Para evitar aborrecimentos, pedimos que os pais colaborem, auxiliando a criança na escolha do brinquedo:
optar por brinquedos que caibam na mochila e sempre de tamanho maior do que uma “mão fechada”;
escolher um brinquedo por dia;
optar por brinquedos que não sejam de alto custo e/ou de valor sentimental (não nos responsabilizamos pela reposição de brinquedos).
Não são permitidos brinquedos que se assemelham a armas (espada, revólver, objetos pontiagudos), telas (tablets, celulares…) ou brinquedos com peças pequenas.
K4 e K5:
Não são permitidos brinquedos que se assemelham a armas (espada, revólver, objetos pontiagudos), nem brinquedos com rodinhas (patins, bicicleta ou skate), ou telas (tablets, celulares…).
O preenchimento da ficha médica, realizado no ato da matrícula é obrigatório. Em caso de qualquer mudança, comunicar imediatamente a enfermaria e secretaria da Educação Infantil.
É importante verificar, diariamente, se o(a) aluno(a) está bem fisicamente, antes de vir à escola.
Qualquer tipo de doença infectocontagiosa contraída pelo(a) aluno(a) deve ser comunicada imediatamente, para que possamos avisar os pais do grupo e tomar as medidas preventivas.
Para que o(a) aluno(a) possa voltar às atividades escolares, é necessário apresentar um atestado médico.
Caso haja qualquer indicação que impeça a participação do(a) aluno(a) nas atividades físicas (aulas de Educação Física, parque e outros), solicitamos que seja apresentado um atestado médico, justificando o problema e dando os encaminhamentos necessários, ou que o responsável relate à enfermaria, especificando a restrição necessária.
Se o(a) aluno(a) apresentar alguma indisposição, mal-estar ou febre, a enfermeira entrará em contato com a família, que deverá buscá-lo imediatamente. Caso não seja encontrado nenhum integrante da família, a escola contatará as pessoas descritas na ficha médica e/ou pediatra.
É muito importante que a escola seja informada caso o(a) aluno(a) tenha passado por algum contratempo e/ou procedimento médico no contraturno da escola. Por exemplo: sutura, fratura, torção, queimadura etc.
Caso necessite tomar algum medicamento durante o período em que estiver na escola, o pai, a mãe ou responsável deverá trazê-lo, obrigatoriamente, com a prescrição médica e entregá-lo para a enfermaria, devidamente identificado com seu nome completo e a indicação da sua série e turma. A enfermeira não está autorizada a ministrar nenhum tipo de medicação sem prescrição.
Para o bom atendimento ao(à) aluno(a), é imprescindível que as famílias mantenham as fichas médicas de seu(s) filho(s) sempre atualizadas. Em caso de emergência, a Escola Beit Yaacov prestará o serviço de pronto atendimento no qual uma ambulância levará o(a) aluno(a) à unidade Perdizes-Higienópolis, do Hospital Albert Einstein, acompanhado(a) por um responsável da escola, e entrará em contato com a família para que possa tomar as demais providências.
A escola fornece alimentação kasher balanceada, de acordo com a orientação de uma nutricionista especializada. É proibido trazer à escola guloseimas (balas, chicletes, salgadinhos etc.) e outros alimentos, em qualquer ocasião (incluindo lembrancinhas de viagens, convites, cartões de Rosh Hashaná ou mishloach manot).
O cardápio é divulgado no Informativo da Educação Infantil, na primeira semana de cada mês.
Caso o(a) aluno(a) necessite de alguma modificação (restrições temporárias e/ou permanentes), a nutricionista responsável deve ser comunicada imediatamente, pelo e-mail nutricao@beityaacov.com.br ou pelo telefone 3612-6055.
Higiene - para alunos que permanecem na escola em período integral
Para realizar a higiene após o almoço, solicitamos manter na mochila uma nécessaire com escova e pasta de dentes. Esses objetos devem ser substituídos ao longo do ano, mediante a necessidade.
Beit Kids:
Os aniversários podem ser comemorados na própria data. Essa comemoração é simbólica e rápida, para não interferir na rotina dos bebês.
K1 a K3 - Aniversários:
Devem ser marcados via aplicativo da escola - BYAPP, com pelo menos uma semana de antecedência, com as professoras da classe. O aniversariante poderá vir com roupa festiva ou fantasia.
Valor do bolo: R$68,00, que deve ser pago via PIX através da chave: foodcourt@beityaacov.com.br e o comprovante anexado através do canal "Bolo de Aniversário - Agendamento", no BYAPP.
Opções de bolo: cenoura ou chocolate (ambos acompanham calda de chocolate e granulado).
Não é permitida a entrega de convites e brindes para aniversários comemorados na escola.
Descartáveis são fornecidos pela escola. Cada família pode mandar uma vela para cantar o parabéns.
A família deve escolher apenas uma data, ou do calendário judaico ou do calendário comum.
Será permitida a presença dos pais, irmãos (da Educação Infantil), avós e bisavós na comemoração, perfazendo o máximo de 6 adultos. Os alunos dos outros segmentos não estão autorizados a vir para a comemoração do aniversário.
Brinde Coletivo: sugerimos que tragam um livro ou brinquedo bem interessantes para a faixa etária, que ficará na biblioteca ou na estante de brinquedos da sala do(a) seu(sua) filho(a), para os amigos brincarem juntos.
Os pais deverão encaminhar à escola, com pelo menos um dia de antecedência, pratos, copos e enfeites (caso opte por enviar balões, trazer cheios).
Não são permitidos brindes individuais.
A entrega de convites para aniversários comemorados na escola não é autorizada.
K4 e K5 - Aniversários:
Devem ser marcados via aplicativo da escola - BYAPP, com pelo menos uma semana de antecedência, com as professoras da classe. No K4 e K5, a comemoração ocorrerá com os amigos, irmãos da Educação Infantil e professores da sala. Os alunos dos outros segmentos não estão autorizados a vir para a comemoração do aniversário.
Brinde Coletivo: sugerimos que tragam um livro ou brinquedo bem interessantes para a faixa etária, que ficará na biblioteca ou na estante de brinquedos da sala do(a) seu(sua) filho(a), para os amigos brincarem juntos.
Será comemorado, preferencialmente, no dia do nascimento, no início da manhã, na própria sala de aula. Em caso de feriado ou final de semana: no dia posterior à data ou combinado com a professora tutora da sala.
Valor do bolo: R$68,00, que deve ser pago via PIX através da chave: foodcourt@beityaacov.com.br e o comprovante anexado através do canal "Bolo de Aniversário - Agendamento", no BYAPP.
Opções de bolo: cenoura ou chocolate (ambos acompanham calda de chocolate e granulado).
Não é permitida a entrega de convites e brindes para aniversários comemorados na escola.
Descartáveis são fornecidos pela escola. Cada família pode mandar uma vela para cantar o parabéns.
A família deve escolher apenas uma data, ou do calendário judaico ou do calendário comum.
Os pais deverão encaminhar à escola, com pelo menos um dia de antecedência, pratos, copos e enfeites (caso opte por enviar balões, trazer cheios).
O aniversariante poderá vir com roupa festiva.
Não são permitidos brindes individuais.
Todos os alimentos servidos nas festas, obrigatoriamente, inclusive o seu preparo, devem contemplar as leis da Kashrut. Essa regra deve ser cumprida integralmente.
A lista de buffets kasher está disponível na secretaria da Educação Infantil. Para facilitar a logística das famílias, informamos que a Lanchonete da escola (Food Court) criou Kits de Festa Kasher e oferece serviços nos buffets e salões de festa a um valor compatível com os demais buffets da cidade. Consulte Lanchonete Food Court: lanchonete@beityaacov.com.br
Quando as comemorações forem às sextas-feiras, ou em véspera de feriados religiosos, solicitamos, ainda, que o final da festa seja planejado de tal forma que os alunos possam chegar em suas casas antes do início do Shabat e Yom Tov, quando for o caso.
Considerando que os convites são enviados virtualmente, contamos com a parceria das famílias nos seguintes aspectos:
ao convidar os amigos para as festas, pedimos que atentem-se ao número total de alunos da turma, bem como de meninos e meninas. Solicitamos a toda a comunidade escolar que priorize o respeito e a inclusão evitando o constrangimento causado pela exclusão de apenas um pequeno número de alunos em eventos sociais;
declarar no convite o nome do Buffet Kasher que fornecerá a alimentação;
pedimos especial atenção aos aniversários com saída direto da escola, após o período letivo. É de responsabilidade da família do aniversariante enviar com dois dias de antecedência:
para seguranca@beityaacov.com.br e infantil@beityaacov.com.br um e-mail contendo os dados da condução e respectivos motoristas e acompanhantes que levarão os alunos para a festa.
para infantil@beityaacov.com.br a lista de autorizações de saída dos alunos convidados.
OBSERVAÇÃO: sem a autorização dos pais, o(a) aluno(a) não poderá sair.
Sempre que precisar comunicar algo à escola, dê preferência à utilização do aplicativo (BYAPP). Por meio dele, você tem acesso rápido aos seguintes canais:
Secretaria - informar sobre saídas com terceiros e esclarecer dúvidas sobre reuniões, eventos e comunicados;
Enfermaria - informar sobre medicações e eventuais doenças;
Professores - informar sobre a criança;
After school - informar sobre a criança.
IMPORTANTE: as mensagens que chegarem até, no máximo, às 10h, serão respondidas no mesmo dia (segunda a sexta-feira).
Após este horário, se for algo urgente, pedimos que telefone para a escola ou envie e-mail para infantil@beityaacov.com.br.
É importante verificar, diariamente, os recados enviados pela escola.
Sempre que for necessário, os coordenadores, orientadores, professores e/ou psicólogos convocarão os pais para reuniões, nas quais tratarão de aspectos inerentes ao desenvolvimento do(a) aluno(a).
A escola se dispõe a atender os pais sempre que estes solicitarem algum esclarecimento. Os pedidos de reuniões devem ser feitos via aplicativo BYAPP ou e-mail (infantil@beityaacov.com.br).
Os pais de alunos do K1 ao K5 serão convocados para uma reunião por semestre, preferencialmente de forma presencial. Neste momento, serão atendidos pela professora tutora da sala, que compartilhará informações sobre o desenvolvimento dos alunos e programação.
Ao pensar em política de comportamento na Educação Infantil, é preciso levar em conta muito mais a aprendizagem, os limites e o processo da construção de valores do que meras punições. O respeito ao outro e à coletividade deve ser o grande norteador das reflexões.
Assim, são sempre priorizadas ações preventivas e sanções por reciprocidade. Elogios a comportamentos adequados e destaque para alunos que fazem boas escolhas são estratégias usadas para a construção de bons modelos. Além disso, conversas, histórias e discussões sobre certo e errado são promovidas com frequência e adequação para cada faixa etária. É preciso lembrar que as crianças são grandes observadoras e aprendem muito mais com os exemplos do que com o discurso; assim, a parceria escola e família é indispensável na busca por um ambiente escolar harmonioso.
Para os anos iniciais da Educação Infantil (K1, K2 e K3), é preciso redirecionar o(a) aluno(a) indicando o comportamento desejável inúmeras vezes, para que ele(a), aos poucos, crie um repertório de boas atitudes.
Quando os comportamentos que não são mais esperados para a faixa etária reincidirem, os alunos de K4 e K5 podem perder momentos de parque ou fazer as atividades em um espaço reservado e distante dos colegas (sempre com supervisão). Nesses momentos, os alunos realizarão uma reflexão, elaborando uma maneira de reparação ou pensando em boas escolhas.
Sempre que o(a) aluno(a) apresentar comportamento inadequado repetidamente, os pais serão avisados por e-mail pela orientadora educacional do grau e/ou convocados para reunião, a fim de se traçar um plano de ação envolvendo a família. Nas situações em que as inadequações persistirem, os pais serão convocados para vir à Escola buscar seu(sua) filho(a) antes do término das aulas, com o intuito de que o(a) aluno(a) possa, junto à família, repensar as boas escolhas que fará quando retornar no dia seguinte.
Compartilhar com vocês, pais, este documento e propor essa intervenção conjunta tem como objetivo principal esclarecer nossos procedimentos, reforçando nossa MISSÃO E VALORES e confirmando um de nossos pilares, que é a parceria com as famílias.
“Nós também sabemos que, seja qual for o mundo que buscamos, não podemos fazê-lo sozinhos. Por isso, precisamos criar uma linguagem compartilhada da imaginação, junto com relacionamentos de confiança. Por isso, a maioria das sociedades tantas vezes investiu enormes recursos nas instituições por meio das quais as crianças aprendem como é melhor se comportar: famílias, escolas, códigos públicos de comportamento junto com as histórias, canções e textos canônicos por meio dos quais uma cultura transmite suas memórias e ideais.”
Sacks, Rabino Lord Jonathan Z’’l,
Celebrando a Vida.“É muito importante a gente entender que apesar de ter um componente coletivo no acolhimento, ele não consegue ser feito se não existir também um olhar um a um.”
Caio Lo Bianco
São enviados por e-mail relatórios semestrais individuais, que documentam e retratam o desenvolvimento do(a) aluno(a) no período.
O respeito ao outro e à coletividade deve ser o grande norteador das reflexões, visando à construção das relações para uma convivência equilibrada em toda a comunidade escolar, envolvendo colaboradores, alunos e famílias.
Desde a Educação Infantil, o desenvolvimento sociomoral provém das interações com o outro e da formação dos vínculos afetivos, impactando diretamente na aprendizagem do aluno.
Assim, a partir de um olhar para a primeiríssima e primeira infância, considerando as peculiaridades da faixa etária, da importância do brincar, do contato com a natureza e das relações sociais estabelecidas, o acompanhamento realizado visa conhecer cada aluno em sua singularidade, bem como seu pertencimento ao grupo.
Para os anos iniciais da Educação Infantil (BK, K1, K2 e K3), é preciso estimular e validar a expressão dos sentimentos das crianças e orientá-las, indicando os comportamentos que são ou não adequados, para que, aos poucos, criem um repertório de boas atitudes.
Os alunos de K4 e K5 vão, gradativamente, desenvolvendo a habilidade de expressar-se, ora solicitando a ajuda dos professores, ora verbalizando espontaneamente seus desagrados, ampliando sua capacidade de estar junto ao outro e resolver os conflitos que surgem a partir das interações.
Para todos e, sempre considerando as habilidades que cada idade pressupõe, priorizamos as aprendizagens dos limites e dos valores morais, orientando-os por meio de ações preventivas, que os ajudem a pensar sobre o que certas condutas podem causar; das sanções por reciprocidade e das reparações que, partindo da análise conjunta e coerente de cada situação, mostra-lhes que as ações têm consequências e que, diante delas, será preciso encontrar e praticar formas funcionais de repará-las.
Diante de cada aprendizagem conquistada por todos os alunos da Educação Infantil, os elogiamos de maneira descritiva, não atribuindo juízo de valores, mas, sim, confirmando quão notórias foram as intenções e o crescimento demonstrados nesta ou naquela situação.
Além disso, aos maiores (K4 e K5) os conduzimos a pensarem sobre boas escolhas que farão diante de uma outra situação em que aquele mesmo conflito ocorrer, relembrando-lhes do que é aceito e do que não é, bem como de quais estratégias poderão se dispor, aprendendo a resolver os impasses, expressando-se e respeitando o colega.
Sucessivamente aos passos deste trabalho realizado sistematicamente com as crianças, quando os comportamentos que não são mais esperados para a faixa etária reincidirem, os alunos do K4 e do K5 poderão perder momentos significativos da rotina coletiva e fazer as atividades em um espaço reservado e individualizado (sempre com supervisão).
Quando o(a) aluno(a) apresentar comportamento inadequado repetidamente, os pais serão avisados por e-mail ou telefone, pela orientadora educacional do grau e/ou convocados para reunião, a fim de se traçar um plano de ação envolvendo a família.
Compartilhar com vocês, pais, este documento e propor essa intervenção conjunta tem como objetivo principal esclarecer nossos procedimentos, reforçando nossa MISSÃO e nossos VALORES e confirmando um de nossos pilares, que é a parceria com as famílias.
“Se há um campo da atividade humana no qual as dimensões
cognitiva e afetiva comparecem com igual importância,
esse campo é o da ação moral. Sendo que toda ação remete a um ‘fazer’,
a dimensão cognitiva ou ‘intelectual’ corresponde ao ‘saber fazer’ e a
dimensão afetiva corresponde ao ‘querer fazer’.
Yves de La Taille (2002: 135)
E educando os nossos alunos para o “querer fazer”, estamos atuando na construção de seus valores morais e da ética que, mais adiante, serão base consistente e coerente para as ações e as interações que promoverão vida afora.