O horário de entrada dos alunos do Ensino Médio é às 7h30. Será considerado atraso quando a entrada exceder 7h35.
IMPORTANTE:
Das 7h35 às 7h40, o atraso será anotado e o aluno poderá entrar na reza/aula;
A partir das 7h40, o atraso será anotado e o aluno não poderá entrar na reza/aula;
Serão permitidos, no máximo, cinco atrasos por semestre, e na sexta ocorrência, o aluno voltará para casa.
Será permitida a entrada do aluno na escola até, no máximo, 11h15. No caso de o número de atrasos no semestre exceder o permitido, o aluno voltará para casa arcando com os prejuízos acadêmicos decorrentes desta situação. Além do atraso, os alunos também receberão uma falta nas disciplinas que não assistirem às aulas. Lembrando que os alunos estão autorizados a entrar na sala de aula apenas nas trocas de aulas. Após o horário indicado, os alunos poderão entrar na escola mediante a apresentação de um documento oficial que justifique a razão do atraso (atestado médico, visto, comprovante de retirada de passaporte, entre outros).
Atrasos entre aulas, atividades coletivas etc
A cada seis atrasos, haverá uma suspensão interna, ou seja, no sétimo atraso, o aluno será suspenso. Vale ressaltar que a contagem de atrasos zera a cada semestre.
A saída antecipada dos alunos do Ensino Médio, fora do horário regular, deverá ser autorizada pelos pais, com antecedência, pelo aplicativo da escola e validada pela inspetoria, que entregará ao aluno um protocolo de saída. Esse procedimento deverá ser sempre realizado, independentemente do responsável que o busque na escola. Caso o aluno saia da escola sem autorização prévia, receberá uma suspensão interna.
Para o aluno poder sair da escola desacompanhado (a pé, com táxi ou carro de aplicativo), precisará de uma autorização dos pais, que poderá ser avulsa ou permanente.
Véspera de feriados religiosos
Nas vésperas de datas religiosas do calendário judaico, a saída é antecipada, conforme horários abaixo:
Beit Kids ao K3 – 12h
K4 e K5 – 12h10
G1 e G2 – 12h30
G3 ao G5 – 12h45
G6 ao Ensino Médio – 13h
Véspera de feriados nacionais
Nas vésperas de feriados nacionais, NÃO HÁ ALTERAÇÃO no horário escolar. Caso seja absolutamente necessário que o aluno saia mais cedo, solicitamos que as famílias respeitem os horários da troca de aula, evitando interrupções na rotina escolar.
Dias de Tzom (Jejuns)
Os alunos do G6 ao Ensino Médio saem às 13h.
Até o segundo ano do Ensino Médio, o uso do uniforme é obrigatório. Todas as peças do uniforme deverão ser identificadas com nome completo do aluno e seguir as mesmas especificações do Ensino Fundamental II.
Para os terceiros anos de 2024, o uniforme não é obrigatório, porém os trajes utilizados devem ser condizentes com o ambiente escolar.
Em caso de descumprimento das normas de código de vestimenta, seja em relação ao uso do uniforme ou para os terceiros anos, o aluno receberá uma notificação da inspetoria, ficará fora de sala com atraso nas aulas e, na quinta ocorrência, levará uma suspensão interna.
Vale ressaltar que para os terceiros anos:
É vetado:
Camisetas:
Com decotes (nem por baixo da malha);
Com qualquer parte do ombro, tronco, abdômen e costas expostas;
Regatas, sem mangas ou manga japonesa;
Com qualquer tipo de transparência;
Com qualquer tipo de imagem, slogan ou palavras que transmitem alguma mensagem que não condiz com os valores da escola.
Saias:
Acima do joelho;
Com qualquer detalhe em transparência;
Com qualquer tipo de fenda.
Calças:
Com qualquer detalhe em transparência;
Com qualquer tipo de rasgo;
Leggings.
Outros:
Shorts ou bermudas;
Havaianas e rasteirinhas - sob nenhuma circunstância.
Obs: Sugerimos o uso das calças jeans, moletons largos e calças em sarja
Uso da Kipá:
O uso da Kipá é obrigatório em todas as aulas do Núcleo Judaico, no almoço e nos eventos internos e externos da escola. O aluno só poderá entrar nessas aulas, bem como nesses eventos, usando a Kipá. Caso não a tenha, levará uma exclusão de sala de aula por falta de material. O aluno poderá também comprar uma Kipá nos pontos de venda da escola.
Durante as refeições no refeitório
Conforme as regras da escola, os alunos deverão entrar de kipá para almoçar e permanecer com a mesma durante as refeições no refeitório.
Os alunos sem kipot serão alertados que estão sem kipá e anotados pela equipe de inspetores como são anotados quando não respeitam o dress code da escola. Em caso de recorrência, poderá haver uma sanção disciplinar.
É vetado:
Camisetas:
Regatas ou sem mangas;
Com qualquer tipo de rasgo;
Com qualquer tipo de imagem, slogan ou palavras que transmitem alguma mensagem que não condiz com os valores da escola.
Calças:
Com detalhes rasgados;
Com quadril baixo ou que deixem à mostra as roupas de baixo.
Shorts/Bermudas:
Acima do joelho;
Justas ao corpo;
Com detalhes rasgados;
Com quadril baixo ou que deixem à mostra as roupas de baixo.
Outros:
Havaianas - sob nenhuma circunstância
Obs.: Sugerimos o uso das bermudas jeans, moletons largos e em sarja
Nos dias em que houver aula de Educação Física e/ou no uso da Academia, os alunos deverão vestir trajes adequados para a prática esportiva. O uso do tênis será obrigatório em todas as aulas.
Sugerimos o uso do tênis em todos os momentos na escola, pois é o calçado mais adequado em todos os aspectos.
Nos dias em que houver aula no Laboratório de Ciências da Natureza, os alunos deverão vestir trajes adequados para a segurança da aula (calça, avental de manga longa e tênis).
Muito importante: Essas regras valem igualmente para quaisquer eventos internos da escola. Caso não haja roupa adequada, o aluno ficará fora da atividade, levando atraso.
É expressamente proibido o uso de celulares e smartwatches na escola. O aluno que infringir essa regra sofrerá as seguintes sanções disciplinares:
Em sala - exclusão e advertência na primeira vez
Em sala - exclusão e suspensão interna na segunda vez
Em sala - exclusão e suspensão externa (imediata) na terceira vez
Corredor e banheiros - advertência na primeira vez
Corredor e banheiros - suspensão na segunda vez
Corredor e banheiros - suspensão externa (imediata) na terceira vez
Em qualquer situação, o celular será retido e só devolveremos para um adulto. No caso da não possibilidade do comparecimento de um responsável, entregaremos para o aluno, mediante e-mail e autorização dos pais.
Os primeiros e segundos anos deverão utilizar durante o período escolar o IPAD indicado pela escola. Não será permitido o uso de outros dispositivos eletrônicos e o IPAD será de uso obrigatório nas aulas, sendo compreendido como material escolar.
O uso do IPAD em sala de aula deverá seguir as orientações dos professores, sendo o uso inadequado passível de sanções disciplinares.
O terceiro ano permanece com o uso do notebook ou outros dispositivos eletrônicos escolhidos pelos alunos, desde que autorizados pelos professores.
Cada aluno é responsável por seus dispositivos eletrônicos, e deve usá-los com responsabilidade e de forma adequada. A escola não se responsabiliza por dispositivos eletrônicos furtados, perdidos ou danificados, incluindo dados perdidos ou corrompidos nesses dispositivos. Mesmo que os funcionários da escola ajudem os alunos a identificar como manter seus dispositivos pessoais seguros, cabe aos alunos a responsabilidade final de protegê-los.
O aluno que fizer mau uso do e-mail institucional da escola (@beityaacov.com.br) terá seu acesso bloqueado por cinco dias e receberá uma sanção, de acordo com a gravidade do ato.
Os passos acima podem ser modificados, caso haja uma avaliação da direção ou coordenação.
O desrespeito às pessoas da comunidade escolar e às regras da escola é sujeito a sanções, tais como conversa individual, advertência escrita ou suspensão (interna ou externa).
Se o aluno, no mesmo semestre, for excluído de sala, por qualquer motivo, em três ocasiões, será suspenso interna ou externamente por um dia, realizando todas as atividades separadamente de seu grupo. Vale ressaltar que a contagem de exclusões zera a cada semestre.
O não comparecimento em alguma aula, sem justificativa aprovada pela direção, orientação educacional ou coordenação pedagógica, entrará na contagem de atrasos entre aulas, sendo permitido apenas seis atrasos no semestre. Na sétima ocorrência, gerará uma suspensão interna ou externa.
Compete à Direção ou à Coordenação modificar os passos acima mencionados, caso as circunstâncias exijam.
Cópias e impressões também poderão ser adquiridas por meio da plataforma Vlupt (ver item alimentação).
O preenchimento do formulário digital com as informações médicas dos alunos, realizado no momento da matrícula, é obrigatório. No caso de mudanças, pedimos que comuniquem a enfermaria. Em casos de doenças infectocontagiosas, é necessário apresentar um atestado médico autorizando o retorno do aluno à escola.
Caso haja qualquer impedimento que não permita a participação do aluno nas aulas de Educação Física, solicitamos que seja apresentado um atestado médico, justificando o problema e dando os encaminhamentos necessários.
Para o bom atendimento ao aluno, é imprescindível que as famílias mantenham as fichas médicas de seu(s) filho(s) sempre atualizadas. Em caso de emergência, a Escola Beit Yaacov prestará o serviço de pronto atendimento, pelo qual uma ambulância levará o(a) aluno(a) à unidade Perdizes-Higienópolis do Hospital Albert Einstein, acompanhado por um responsável da escola e entrará em contato com a família para que possa tomar as demais providências.
A escola fornece alimentação kasher balanceada, de acordo com orientação de uma nutricionista especializada. Não será permitido trazer quaisquer alimentos ou bolos de aniversário à escola.
Os alunos do Ensino Médio podem adquirir seus lanches no Food Court da escola, com a utilização da plataforma Vlupt. Os responsáveis deverão baixar o aplicativo em seus dispositivos, adicionar créditos utilizando PIX, cartão de crédito ou débito. O saldo fica imediatamente disponível para consumo dos alunos. Para adquirir o lanche, o aluno informará seu RA (número de registro acadêmico). Os valores consumidos serão debitados dos créditos, e o saldo atualizado em tempo real.
A plataforma também permite a restrição de consumo diário por valor e tipo de alimentos.
Caso o aluno exceda o limite de crédito, a venda não será realizada pela plataforma. Nesse caso, os pais serão avisados e deverão fazer nova carga de créditos na plataforma.
Nossa avaliação é processual e tem o intuito de aperfeiçoar o planejamento das aulas e garantir a qualidade do ensino e da aprendizagem. A escola respeita a individualidade dos alunos, possibilitando diferenciações pedagógicas, quando necessário.
As notas são atribuídas continuamente e reportadas aos pais ao final de cada semestre, no qual o aluno, para ser aprovado, deve ter obtido nota igual ou superior a 6,0. O primeiro semestre terá peso 1 e o segundo peso 1,5.
Ao aluno que demonstrar dificuldades de aprendizagem e/ou que demanda a aceleração de conteúdos ao longo do semestre, oferecemos:
Programa de Estudo Dirigido (PED) – plantões fora do período regular, em que os alunos podem participar para melhorarem ou avançarem em seu desempenho escolar nas disciplinas: Física, Química, Matemática, Língua Inglesa, História, Geografia, Sociologia, Filosofia e Língua Portuguesa.
Recuperação continuada - São oportunidades ofertadas aos alunos durante o semestre para que possam recuperar um conteúdo que não foi completamente assimilado.
Recuperação paralela – são plantões e avaliações oferecidos ao final dos 1º e 2º semestres, nas disciplinas nas quais o aluno obteve média inferior a 6,0. Ao final deste processo, será composta uma média aritmética entre a nota obtida na recuperação e a nota semestral; esta média não poderá ser inferior à nota do semestre (nota que o aluno teve antes da recuperação) nem superior a 6,0.
Exemplos:
Média semestral: 5,0
Nota da recuperação: 2,0
Média: 3,5
Média final do aluno: 5,0
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Média semestral: 5,0
Nota da recuperação: 10,0
Média: 7,5
Média final do aluno: 6,0
Ao aluno que não obtiver a média mínima 6,0 ao final do ano, em alguma disciplina, é oferecido o processo de recuperação final.
Recuperação final – é oferecida apenas no final do ano para os alunos que não obtiveram média anual 6,0 em até TRÊS DISCIPLINAS. A composição da nota final é calculada entre a média aritmética da média anual e a média obtida na recuperação final.
quando a nota da recuperação é menor que a média anual
Média anual: 5,0
Nota da recuperação: 0,0
Média: 2,5
Nota final do aluno: 5,0
quando a nota da recuperação é maior que a média anual
Média anual: 5,0
Nota da recuperação: 10,0
Média: 7,5
Nota final do aluno: 7,5
O aluno deverá, obrigatoriamente, no dia de prova semestral, fazer as provas estipuladas para o dia, não sendo permitido realizar apenas uma delas. Durante este período, a possibilidade de atrasos e saídas antecipadas fica extinta. O aluno que descumprir esta regra ficará com zero e não terá direito a fazer a substitutiva. O aluno deverá fazer as provas substitutivas.
As provas substitutivas são oferecidas para alunos que perderam provas parciais e semestrais, sendo a data estipulada previamente pela Direção e Coordenação. Essa data deve ser respeitada, pois não haverá outra chance de refazer a prova perdida.
Será cobrado o valor de R$150 (cento e cinquenta reais) por prova.
Critério para a isenção do pagamento das provas substitutivas:
Atestado médico;
Bar e Bat Mitzvah de irmãos ou primos de primeiro grau;
Emissão de Passaporte, Visto ou outro documento oficial;
Jogos de alunos federados, com apresentação de atestado da Federação responsável por seu esporte.
Simulados
Todas as turmas do Ensino Médio, sejam do IB ou CB, terão simulados ao longo do ano que, dependendo da série, apresentam um peso diferente na média final. O número de testes aumenta progressivamente.
Nos 1ºs e 2ºs anos, há dois simulados por semestre, sendo que apenas a maior nota entra no cálculo da média final. Nos 3ºs anos, há três simulados por semestre, sendo a média aritmética das duas notas mais altas o valor que entrará na composição da média final.
Como há mais de um simulado por semestre, não realizamos simulado substitutivo, em caso de ausência no dia da aplicação, a composição da média dos alunos será realizada com o(s) simulado(s) feito(s) no semestre.
Será promovido à série seguinte o aluno que, ao final do ano letivo, atingir a média igual ou superior a 6,0 em cada disciplina e que tenha mais de 75% de presença, ou ainda, os alunos que, não atingindo a média ou apresentando menos de 75% de frequência, sejam considerados capazes de acompanhar a série seguinte pelo Conselho de Classe.
De acordo com as práticas da honestidade acadêmica e o perfil da comunidade IB, é esperado que o aluno aja com princípios, integridade e honestidade em seu trabalho. Apresentar conteúdos de autoria de outros, sem o devido crédito, é considerado plágio. Desrespeitando esses valores, o aluno estará sujeito a sanções (ficar com zero na prova ou trabalho). No caso de cola, o aluno que colou e o que passou cola ficarão com zero.
A escola disponibiliza um programa de atividades complementares, oferecidas após o horário das aulas, com o objetivo de estimular e desenvolver, de maneira lúdica e formativa, habilidades físicas e esportivas, bem como cultivar práticas culturais e artísticas.
Informações adicionais poderão ser obtidas pelo e-mail afterschool@beityaacov.com.br.