A escola dispõe de diferentes canais de comunicação com a família para que este contato seja efetivo e ágil. Envio de mensagens eletrônicas via aplicativo institucional ou diretamente aos responsáveis, além de contato telefônico para os setores de interesse, estão à disposição das famílias.
Lembramos que os pais serão atendidos pelo professor tutor da classe, individualmente, e com horário marcado, duas vezes ao ano.
Para dúvidas e encaminhamentos pontuais, usem o contato de WhatsApp: (11) 94783-0450.
Além disso, compartilhamos orientações específicas dos graus e da rotina da escola, semanalmente, via aplicativo institucional.
Clique e confira a tabela de horários
Os inícios das aulas são planejados cuidadosamente pelos professores. Sendo assim, chegar no horário é garantir uma melhor organização e compreensão das demandas da rotina por parte dos alunos.
Vale esclarecer:
Entradas a partir de 7h35 contam como atraso, mesmo que o(a) aluno (a) tenha chegado à escola antes das 7h30 e não tenha entrado em sala de aula no horário.
Os alunos poderão entrar na sala de aula apenas nas trocas de aulas, a saber: 8h10, 8h50, 9h30, 10h40 e 11h20.
Será permitida a entrada do(a) aluno(a) na escola até, no máximo, 11h20 (término da quarta aula).
Entrada: 7h30
Os trimestres escolares são:
Primeiro trimestre: fevereiro, março e abril;
Segundo trimestre: maio, junho e agosto;
Terceiro trimestre: setembro até o encerramento das aulas em dezembro.
G1
No primeiro trimestre, garantiremos aos pais e alunos do G1 uma aproximação progressiva aos procedimentos do Ensino Fundamental I. Sendo assim, somente a partir do início de maio, as regras de atraso serão as mesmas adotadas para as turmas de G2 a G5.
G2 a G5
Os alunos poderão ter até cinco atrasos em um trimestre, sendo que no 3º e no 5º atrasos, a família será comunicada por e-mail. No 6º atraso, dentro do período de um trimestre, o(a) aluno(a) não poderá ficar na escola.
O departamento de inspetoria da escola é responsável pelos registros dos atrasos e posterior envio de e-mail às famílias (inspetores@beityaacov.com.br).
Em respeito às atividades em curso, os alunos que chegam depois do horário serão encaminhados pelos inspetores até o Study Hall, aguardando o início da aula seguinte para entrar nas salas.
Serão abonados atrasos nos casos abaixo, mediante aviso pelo aplicativo BYAPP ou pelo e-mail inspetores@beityaacov.com.br:
consultas médicas;
exames;
atendimento para a emissão de documentos oficiais.
A regra aplicada nos atrasos valerá para as saídas antecipadas, ou seja, depois de cinco solicitações de saída das últimas aulas, a escola entrará em contato com as famílias para as devidas providências. O seguinte endereço de e-mail deve ser utilizado para solicitações relativas à saída dos alunos: inspetores@beityaacov.com.br
Quando a família necessitar alterar a rotina de saída de seu(sua) filho(a), por exemplo, saída com amigos em outro carro, solicitamos que a escola seja notificada via aplicativo institucional.
Na impossibilidade de fazer este aviso por escrito, em tempo hábil, solicitamos que as famílias procurem fazer contatos telefônicos nos horários descritos abaixo:
a) De segunda a quinta-feira: das 7h30 às 14h30;
b) Sexta-feira: das 7h30 às 12h30.
Nas vésperas de datas religiosas do calendário judaico, a saída é antecipada, conforme horários abaixo:
Beit Kids – 12h
K1 ao K5 – 12h30
G1 e G2 – 12h40
G3 a G5 – 12h40
G6 ao Ensino Médio – 13h
Nas vésperas de feriados nacionais, não há alteração no horário escolar. Caso seja absolutamente necessário que o(a) aluno(a) saia mais cedo, as famílias devem respeitar os horários de troca de aula, divulgados na grade semanal de cada turma, evitando interrupções na rotina escolar.
Os alunos do G6 ao Ensino Médio saem às 13h.
Os alunos do Ensino Fundamental I saem em horário regular, quando não houver saída antecipada.
A presença de todos os alunos é indispensável na construção da identidade dos grupos. Sendo assim, consideramos que toda a falta é um prejuízo tanto para o(a) aluno(a) quanto para a dinâmica do trabalho escolar. Esclarecemos que a quantidade de faltas divulgadas no boletim corresponde ao número de aulas e não de dias em que o(a) aluno(a) esteve ausente.
Se houver necessidade de faltar vários dias, espera-se que a escola seja avisada com antecedência. É importante salientar que nem todas as atividades realizadas em classe, durante a ausência do(a) aluno(a), poderão ser realizadas após seu retorno.
A reposição do conteúdo perdido será acordada com as famílias e a presença do(a) aluno(a) em horário além do curricular será considerada.
Os atestados médicos entregues ao longo do ano não são usados para abonar faltas dos alunos, exceto em casos excepcionais avaliados pela direção da escola. O(a) aluno(a) deve ter 75% ou mais de presença.
A Escola Beit Yaacov adota uniforme, cujo uso é obrigatório em todos os dias letivos. Pedimos que identifiquem todas as peças com nome completo do(a) aluno(a), pois será possível devolvê-las, em caso de perda.
Para garantir a segurança e conforto dos alunos, é obrigatório o uso de tênis e meias.
Não é permitido usar sandálias, Crocs, chinelos, botas, tênis com rodinhas ou chuteiras de pinos.
Apenas o uso de legging ou bermuda de cotton não compõe o uniforme das meninas. Calça, legging ou bermuda deverão ser usadas por baixo do vestido.
Solicitamos especial atenção quanto ao uso dos agasalhos. Em dias de frio intenso, serão permitidos, por cima do casaco do uniforme, apenas casacos mais pesados nas cores azul-marinho, cinza, branca ou preta.
Todos os itens do uniforme devem ser adquiridos na loja localizada no terceiro andar do prédio do refeitório, aberta de segunda a quinta-feira, das 7h às 17h e às sextas-feiras, das 7h30 às 11h30. Fechada no horário de almoço: 13h30 às 14h30.
No final de cada semestre, as roupas e os objetos esquecidos são doados.
O uso da kipá é obrigatório para os alunos de G1, G2, G3 e G4 durante todo o dia e em todas as atividades escolares. Para meninos do G5, o uso é obrigatório, diariamente, durante as tefilot, nas aulas do Núcleo Judaico, assim como nas festividades, nos eventos do teatro e nos horários de lanche e almoço.
Os alunos deverão entrar de kipá (ou boné) para almoçar no refeitório e permanecer com a mesma durante as refeições.
Pedimos atenção com relação aos procedimentos que fazem valer tal obrigatoriedade:
Os alunos deverão manter na mochila duas kipot reservas, identificadas com os nomes dos alunos, para que usem quando necessário.
Uma vez que o aluno não pode assistir aula sem kipá e caso já não tenha mais "reserva", a escola emprestará uma avulsa e os pais serão comunicados para que enviem outras.
Caso isso não aconteça e o aluno esteja novamente sem, ele adquirirá uma kipá na recepção e o custo será repassado aos pais, via boleto.
Aprender a cuidar e a valorizar seus pertences também é um conteúdo escolar que tem seu ensino compartilhado com as famílias. Solicitamos que os alunos não tragam à escola objetos de valor (joias, brinquedos eletrônicos etc.), uma vez que não nos responsabilizamos pelos mesmos.
Pedimos, também, que não usem acessórios, como brincos grandes, relógios ou pulseiras, pois podem comprometer a segurança.
Reservamos a sexta-feira para que os alunos tragam brinquedos de casa. Solicitamos que sejam respeitadas as seguintes características, visando momentos de lazer descontraído:
brinquedos que possam ser compartilhados entre as crianças;
não trazer os de alto valor ou de “estimação”;
são proibidos os aparelhos eletrônicos (iPad, iPod, Smartwatchs etc.) e brinquedos que representem perigo de quedas, como skates, patinetes, patins, tênis de rodinhas, além de qualquer arma de brinquedo.
Lembramos que a escola não se responsabiliza por reposições.
Brinquedos trazidos fora do dia determinado serão guardados na mochila.
Não é permitido o uso de celulares, smartwatches e aparelhos eletrônicos durante o período escolar, em qualquer dependência da escola.
A escola desenvolve em seu currículo as noções de responsabilidade pelo uso adequado dos espaços e materiais comuns, o que significa transferir para a prática cotidiana noções de cidadania, que consideramos essenciais e que buscamos promover.
Sendo assim, os materiais individuais e coletivos e o patrimônio da escola devem ser respeitados e preservados por todos.
No caso de situações que envolvam danos, as famílias serão responsáveis pela reposição de material perdido ou danificado. Cada caso será analisado pela equipe pedagógica, a fim de definir possíveis ações formativas com os aluno(s) envolvido(s).
Todo material deve ser identificado com o nome completo e a turma do(a) aluno(a).
A partir do G1, solicitamos um estojo completo e organizado, condição essencial para a realização das atividades, cuja organização é ensinada aos alunos, cabendo à família auxiliá-los neste processo, assim como a reposição dos itens faltantes.
Recomenda-se evitar o uso de canetas e outros materiais chamativos, que acabam por distrair e desviar o foco das atividades.
O material de uso obrigatório solicitado pela escola não pode ser substituído por outros modelos de escolha dos alunos. Caso haja mau uso ou perda, a substituição será cobrada e o valor incluso no boleto da mensalidade.
Cópias e impressões também poderão ser adquiridas por meio da plataforma Vlupt (ver item alimentação). A impressão requer autorização do professor responsável pela solicitação.
Alunos do Ensino Fundamental I têm correio eletrônico institucional (nome.sobrenome@beityaacov.com.br), que lhes possibilita o acesso ao Google Classroom, com informações da rotina e orientações das lições de casa semanais. Pedimos que, no início do ano, aceitem os convites de acesso às novas turmas.
A escola fornece alimentação kasher balanceada, de acordo com orientação de uma nutricionista especializada; desta forma, não é permitido recebermos nenhum tipo de alimento vindo de fora, incluindo lembrancinhas, convites ou mishloach manot.
Acompanhe no site o cardápio de nossas refeições.
Para realizar a higiene após o almoço, solicitamos manter na mochila uma nécessaire com escova e pasta de dentes. Esses objetos devem ser substituídos ao longo do ano, mediante a necessidade.
Somente a partir do G6, os alunos adquirem seus lanches no Food Court da escola. Os alunos do G1 ao G5 podem consumir itens da lanchonete após o período das aulas regulares, especialmente os que estão matriculados em atividades extraclasses (After School). O Food Court não aceita dinheiro como forma de pagamento, toda a compra é feita pelo aplicativo Vlupt.
Os alunos do G5, excepcionalmente, podem comprar lanche sempre na última quinta-feira do mês. De qualquer forma, a escola continua servindo o lanche habitual nesses dias.
Como utilizar o Vlupt?
Os pais deverão baixar o aplicativo em seus dispositivos e adicionar créditos utilizando PIX, cartão de crédito ou débito. O saldo fica imediatamente disponível para o consumo. O aluno deverá informar seu RA (número de registro acadêmico), a fim de adquirir o lanche. Os valores consumidos serão debitados dos créditos disponíveis e o saldo será atualizado em tempo real.
O Vlupt também permite a restrição de consumo diário por valor e tipo de alimentos. Caso o aluno exceda o limite de crédito, a venda não será realizada pela plataforma. Nesse caso, os pais serão avisados e deverão fazer recarga de créditos.
Vale lembrar que em dias de campanhas específicas, como Bake Sale, os alunos que desejarem a sobremesa terão seus nomes anotados e a cobrança correspondente seguirá via boleto.
Para os aniversários comemorados na escola, apenas com os colegas e professores, devem ser observadas as seguintes informações:
As famílias que desejarem comemorar o aniversário de seu(sua) filho(a) na escola deverão encomendar um bolo no Food Court, exclusivamente através do canal de atendimento "Bolo de Aniversário - Agendamento", no BYAPP, com ao menos 48 horas de atendimento. Valor do bolo: R$68,00, que deverão ser pagos via PIX através da chave: foodcourt@beityaacov.com.br e o comprovante anexado no atendimento de agendamento.
Opções de bolo: cenoura ou chocolate (ambos acompanham calda de chocolate e granulado).
Não é permitida a entrega de convites e brindes para aniversários comemorados na escola.
Descartáveis são fornecidos pela escola. Cada família pode mandar uma vela para cantar o parabéns. Não é permitido o envio de itens decorativos.
A família deve escolher apenas uma data, ou do calendário judaico ou do calendário comum.
Todos os alimentos servidos nas festas, obrigatoriamente, inclusive o seu preparo, devem contemplar as leis da Kashrut. Essa regra deve ser cumprida integralmente.
A lista de buffets kasher está disponível na secretaria da escola. Para facilitar a logística das famílias, informamos que a Lanchonete da escola (Food Court) criou Kits de Festa Kasher e oferece serviços nos buffets e salões de festa a um valor compatível com os demais buffets da cidade. Consulte Lanchonete Food Court: lanchonete@beityaacov.com.br
Quando as comemorações forem às sexta-feiras, ou em véspera de feriados religiosos, solicitamos, ainda, que o final da festa seja planejado de tal forma que os alunos possam chegar em suas casas antes do início do Shabat e Yom Tov, quando for o caso.
Considerando que os convites são enviados virtualmente, contamos com a parceria das famílias nos seguintes aspectos:
ao convidar os amigos para as festas, pedimos que atentem-se ao número total de alunos da turma, bem como de meninos e meninas. Solicitamos a toda a comunidade escolar que priorize o respeito e a inclusão evitando o constrangimento causado pela exclusão de apenas um pequeno número de alunos em eventos sociais;
declarar no convite o nome do Buffet Kasher que fornecerá a alimentação.
Para aniversários cuja saída é direto da escola, solicitamos atenção redobrada das famílias quanto aos procedimentos:
enviar a lista de convidados com uma semana de antecedência ao e-mail inspetores@beityaacov.com.br;
manter a regra de que se deve convidar todos os alunos da sala (todos: meninos e meninas; ou somente todas as meninas ou todos os meninos), pois a movimentação provoca constrangimento entre as crianças presentes que não foram chamadas;
os alunos convidados devem ser acompanhados por um responsável da família do aniversariante;
a saída do aniversariante e dos convidados será após o horário regular;
a escola não se responsabiliza pela entrega de presentes.
Festas que incluem todos os alunos ou todas as alunas do grau recebem autorização para saída antecipada (15 minutos) e é preciso deixar as mochilas na escola.
O preenchimento da ficha médica, realizado no ato da matrícula, é obrigatório. Em caso de qualquer mudança, a enfermaria deve ser comunicada o mais rápido possível nos contatos abaixo:
Telefone: (11) 3612-6055 - ramal 118 ou 146
WhatsApp: (11) 94758-4533
Aplicativo da escola (BYAPP): canal de atendimento - Falar com a enfermaria
E-mail: enfermaria@beityaacov.com.br
Se o(a) aluno(a) apresentar alguma indisposição, mal-estar ou febre, a enfermeira entrará em contato com a família, que deverá buscá-lo imediatamente. Caso não seja encontrado nenhum integrante da família, a escola contatará as pessoas descritas na ficha médica e/ou pediatra.
Em casos de afecções infectocontagiosas, é necessário apresentar um atestado médico autorizando o retorno do(a) aluno(a) à escola.
Caso haja qualquer impedimento que não permita a participação do(a) aluno(a) nas aulas de Educação Física, solicitamos que seja apresentado um atestado médico, justificando o problema e dando os encaminhamentos necessários.
Caso necessite tomar algum medicamento durante o período em que estiver na escola, o(a) aluno(a) deverá trazê-lo, obrigatoriamente, com a prescrição médica original e entregá-lo para a Enfermaria, devidamente identificado com nome completo e indicação da série.
Para o bom atendimento ao(à) aluno(a), é imprescindível que as famílias mantenham as fichas médicas de seu(s) filho(s) sempre atualizadas. Em caso de emergência, a Escola Beit Yaacov prestará o serviço de pronto atendimento, pelo qual uma ambulância levará o(a) aluno(a) à unidade Perdizes-Higienópolis do Hospital Albert Einstein.
Um ambiente de convivência respeitosa é fundamental para proporcionar o bom andamento das atividades escolares e para o desenvolvimento socioemocional dos nossos alunos. Assim sendo, não serão permitidas atitudes de:
desrespeito a professores e colaboradores da escola;
uso de linguagem inapropriada ao contexto escolar;
agressões oral e física;
desrespeito ao espaço coletivo.
Quando estes itens não forem cumpridos, responsáveis do grupo gestor do segmento tomarão as medidas cabíveis, visando ao processo de formação de nossos alunos. Estas medidas seguem uma sequência de ações:
G1 a G3:
Comunicado – após intervenção do professor, que encaminha o(a) aluno(a) à conversa com Orientador(a) Educacional, reflexão e registro de metas são estabelecidos. Esta ação ocorre internamente como estratégia formativa.
Advertência escrita – diante da reincidência ou da gravidade da situação, o(a) aluno(a) recebe uma advertência escrita, que será encaminhada à família por e-mail e os responsáveis deverão responder com ciência. Os pais dos alunos serão comunicados via telefone.
Suspensão interna e externa – diante da reincidência ou gravidade da situação, a escola entrará em contato com a família e o(a) aluno(a) poderá ser suspenso(a) internamente das atividades junto ao grupo, permanecendo em espaço específico, realizando as atividades individualmente ou receberá uma suspensão externa.
(Recomeça o processo no início de cada trimestre)
G4 e G5:
Comunicado – após intervenção do professor, que encaminha o(a) aluno(a) à conversa com OE, reflexão e registro de metas são estabelecidos. Esta ação ocorre internamente como estratégia formativa.
Advertência escrita – após um comunicado da OE, o(a) aluno(a) recebe uma advertência escrita, que será encaminhada à família por e-mail, e os responsáveis deverão responder com ciência.
O aluno compartilha com a família sobre o ocorrido.
Suspensão interna e externa – diante da reincidência ou gravidade da situação, a escola entrará em contato com a família e o(a) aluno(a) poderá ser suspenso(a) internamente das atividades junto ao grupo, permanecendo em espaço específico, realizando as atividades individualmente ou receberá uma suspensão externa.
(Recomeça o processo no início de cada trimestre)
À Direção é reservado o direito de aplicar a sanção à revelia da ordem das etapas acima, a partir da análise de cada situação.
Em comunicação com a equipe pedagógica, os inspetores orientam nossos alunos quanto à organização e ao funcionamento da rotina escolar. Os alunos que chegarem além do horário e aqueles que forem retirados de sala por seus professores, por questões comportamentais, permanecerão no Study Hall. Nestes casos, os alunos recebem anotações que são compartilhadas com as orientadoras educacionais e/ou coordenadoras e, diante de reincidência, as famílias são comunicadas.
De acordo com as práticas da honestidade acadêmica e o perfil da comunidade IB, é esperado que o(a) aluno(a) aja com princípios, integridade e honestidade em seu trabalho. Apresentar conteúdos de autoria de outros, sem o devido crédito, é considerado plágio. Desrespeitando esses valores, o(a) aluno(a) estará sujeito a sanções.
No G1, a avaliação é representada por conceitos relacionados às gradações das rubricas.
G2 e G5
Compreendendo a avaliação como processo, a nota final presente no boletim é fruto de uma série de atividades avaliadas, feitas ao longo do trimestre, a partir do G2. Os indicadores de aprendizagem norteiam as intervenções.
A partir do 3º trimestre do G4, tem início a semana de provas e a mensuração da postura de estudante, que compõe 10% do valor da nota.
No caso de impossibilidade do aluno comparecer às provas trimestrais previamente agendada, deverá fazer a substitutiva, nos dias agendados para a reposição, além do horário curricular.
Será cobrado o valor de R$150 (cento e cinquenta reais) por prova.
Ao(À) aluno(a) que demonstra dificuldades ao longo do semestre são oferecidas:
a) Oficinas de estudo - G1 a G5: não são obrigatórias, mas a escola recomenda que os alunos indicados frequentem estas aulas extras, que têm o objetivo de fortalecê-los em seu processo de aprendizagem.
b) Recuperação paralela – essas aulas e avaliações são oferecidas ao final do 1º e 2º trimestres e abrangem o número de disciplinas nas quais o aluno não obtiver nota igual ou superior a 6,0. A nota final será composta pela média da nota obtida na Recuperação e a nota obtida anteriormente, nas avaliações regulares, nunca ultrapassando a média 6,0.
Nota trimestral: 5,0
Nota da recuperação: 8,0
Nota final do aluno: 6,0
A nota final não pode ser inferior à nota trimestral (nota que o(a) aluno(a) teve antes da Recuperação). Exemplo:
Nota trimestral: 4,8
Nota da recuperação: 4,0
Nota final do aluno: 4,8
d) Recuperação final – é obrigatória. Essas aulas e avaliações são oferecidas apenas no final do ano, sendo que o(a) aluno(a) poderá fazer a recuperação em até três disciplinas. A nota final será composta pela média anual e a nota obtida na Recuperação final. Para o(a) aluno(a) ser promovido, a média final deverá ser igual ou superior a 6.0 (seis). Exemplo:
Nota anual: 4,8
Nota da recuperação final: 7,6
Média final do aluno: 6,2
Será aprovado o(a) aluno(a) que atingir a média igual ou superior a 6,0 em cada disciplina e que tenha mais de 75% de presença, ou ainda, os alunos que, não atingindo a média ou apresentando menos de 75% de frequência, sejam considerados capazes de acompanhar a série seguinte pelo Conselho de Classe.
Serão retidos os alunos que não atingirem a média mínima exigida (6,0), apresentarem menos de 75% de presença em aula e que o Conselho de Classe considere que não tenham condições de cursar a série seguinte.
A escola disponibiliza um programa de atividades complementares, oferecidas após o horário das aulas, com o objetivo de estimular e desenvolver, de maneira lúdica e formativa, habilidades físicas e esportivas, bem como cultivar práticas culturais e artísticas. Informações adicionais pelo e-mail: afterschool@beityaacov.com.br.
As regras e normas de convivência da escola são as mesmas aplicadas no After School.