O horário de entrada dos alunos do Ensino Fundamental II, do G6 ao G9, é 7h30. São permitidos 4 atrasos por trimestre. Será considerado atraso quando a entrada exceder 7h35. Importante:
Das 7h35 às 7h40: O atraso será anotado e o(a) aluno(a) poderá entrar na reza/ aula;
A partir das 7h40: O atraso será anotado e o(a) aluno(a) não poderá entrar na reza/ aula;
Serão permitidos, no máximo, cinco atrasos por trimestre. Na sexta ocorrência, o aluno voltará para casa.
O aluno (a) não tem autorização de sair da escola e depois voltar, nem mesmo por motivos médicos e/ou tirar documentos oficiais.
Será permitida a entrada do aluno na escola até, no máximo, 11h15. No caso do número de atrasos no trimestre exceder o permitido, o aluno voltará para casa arcando com os prejuízos acadêmicos decorridos desta situação. Lembrando que os alunos estão autorizados a entrar na sala de aula apenas nas trocas de aulas. Após esse horário, os alunos somente poderão entrar na escola mediante documentos oficiais que justifiquem a razão do atraso.
Atrasos entre aulas, Tefilá, atividades coletivas etc.
Do G6 ao G9, a cada três atrasos, haverá uma suspensão interna, ou seja, no quarto atraso, o aluno será suspenso. Essa contagem zera a cada mês.
Véspera de feriados religiosos
Nas vésperas de datas religiosas do calendário judaico, a saída é antecipada, conforme os horários abaixo:
Beit Kids a K3 – 12h
K4 e K5 – 12h10
G1 e G2 – 12h30
G3 a G5 – 12h45
G6 ao Ensino Médio – 13h
Véspera de feriados nacionais
Nas vésperas de feriados nacionais, NÃO HÁ ALTERAÇÃO no horário escolar. Caso seja absolutamente necessário que o aluno saia mais cedo, solicitamos que as famílias respeitem os horários da troca de aula estipulados nas agendas, evitando interrupções na rotina escolar.
Dias de Tzom (Jejuns)
Os alunos do G6 ao Ensino Médio saem às 13h.
A Escola Beit Yaacov adota uniforme, cujo uso é obrigatório por questões de unificação de grupo, em todos os dias letivos. Todas as peças do uniforme deverão ser identificadas com nome completo do aluno.
Faz parte do uniforme obrigatório para as meninas do Ensino Fundamental II o uso de uma bermuda de lycra azul-marinho ou legging azul-marinho, para serem usadas embaixo da saia. Esta bermuda poderá ser adquirida em qualquer loja de esportes, mas venderemos na loja da escola, também.
O comprimento da bermuda deverá ser no joelho.
O uniforme completo será exigido desde o primeiro dia de aula, e as alunas que não estiverem com a bermuda ou calça embaixo da saia não poderão assistir às aulas.
Só serão permitidos os moletons oficiais da escola. Não há a opção de moletons avulsos.
Nos dias de muito frio, serão permitidos casacos e jaquetas por cima do moletom da escola (casacos e jaquetas pretas ou azul-marinho sem qualquer estampa).
O calçado permitido é o tênis/chuteira.
Nos dias em que houver aula de Educação Física (P.E.), os alunos deverão vestir uniforme específico, conforme descrito abaixo:
Meninos: camiseta, calça de moletom ou bermuda de moletom.
Meninas: camiseta, saia com bermuda na altura do joelho ou calça moletom. É proibido o uso de saia longa.
A escola dispõe de uma loja localizada no terceiro andar do prédio do refeitório, que atende de segunda a quinta-feira, das 7h às 17h e, às sextas-feiras, das 7h30 às 11h30. Fechada no horário de almoço: 13h30 às 14h30.
O uso da Kipá para meninos é obrigatório em todas as aulas do Núcleo Judaico, no almoço e nos eventos internos e externos da escola. O aluno só poderá entrar na sala de aula usando a Kipá. Caso não a tenha, levará uma exclusão de sala de aula por falta de material. O aluno poderá, também, comprar uma Kipá nos pontos de venda da escola.
Durante as refeições no refeitório
Conforme as regras da Escola, os alunos deverão entrar de kipá para almoçar e permanecer com a mesma durante as refeições no refeitório.
Os alunos sem kipot serão alertados que estão sem e anotados pela equipe de inspetores, assim como quando não respeitam o dress code da escola. Em caso de recorrência, poderá haver uma sanção disciplinar.
Nos dias de eventos e atividades especiais, nos quais outros trajes sejam permitidos e autorizados (previamente comunicado), a vestimenta deverá ser condizente ao ambiente escolar e aos valores da escola.
Para as meninas: serão vetadas calças com qualquer detalhe rasgado, leggings e shorts, camisetas regatas, decotadas, com detalhes transparentes ou com qualquer tipo de imagem ou mensagem inadequadas, saias acima do joelho e chinelos de dedo.
Para os meninos: serão vetadas calças com qualquer detalhe rasgado, com quadril baixo ou que deixem à mostra as roupas de baixo, camisetas regatas, ou com qualquer tipo de imagem ou mensagem inadequadas e chinelos de dedo.
Só é permitido tênis como calçado oficial da escola.
Cópias e impressões também poderão ser adquiridas pela plataforma Vlupt (ver item alimentação).
É expressamente proibido o uso de celulares e smartwatches na escola. O aluno que infringir essa regra sofrerá as seguintes sanções disciplinares:
Em sala - exclusão e advertência na primeira vez
Em sala - exclusão e suspensão interna na segunda vez
Em sala - exclusão e suspensão externa (imediata) na terceira vez
Corredor e banheiros - advertência na primeira vez
Corredor e banheiros - suspensão na segunda vez
Corredor e banheiros - suspensão externa (imediata) na terceira vez
Em qualquer situação, o celular será retido e só devolveremos para um adulto. No caso da não possibilidade do comparecimento de um responsável, entregaremos para o aluno, mediante e-mail e autorização dos pais.
Cada aluno novo receberá um iPad único e intransferível, fornecido e configurado pela escola.
O aluno é responsável por preservar o equipamento, notificando imediatamente a coordenação em casos de danos, mau funcionamento, furto ou roubo.
Nos casos acima, a escola viabilizará um iPad provisório, repassando os custos à família.
É responsabilidade do aluno manter o iPad com carga suficiente para as atividades escolares. Não será fornecido iPad ou carregador extra nesse caso.
É obrigatório o uso de capa de proteção e teclado compatíveis.
O uso da Apple Pencil é opcional a partir do G7, apenas.
O iPad terá restrições de acesso, visando o uso estritamente educacional.
A navegação em determinados sites e a utilização de aplicativos podem não ser permitidas, inclusive fora do ambiente escolar.
Os aplicativos necessários serão fornecidos remotamente pelas equipes de tecnologia, conforme as demandas específicas de cada série e disciplina.
Durante as aulas, os professores poderão monitorar e gerenciar as telas dos dispositivos, realizando intervenções pontuais, como bloqueios de funções e direcionamento de aplicativos.
Enquanto o aluno estiver matriculado na escola, o iPad seguirá as configurações estabelecidas.
Não é permitido o desrespeito às pessoas da comunidade escolar e às regras da escola. Os alunos estarão sujeitos a sanções, tais como conversa individual, advertência escrita ou suspensão (interna ou externa).
G6 ao G9: se o(a) aluno(a), no mesmo mês, for excluído de sala por qualquer motivo, em 3 ocasiões, será suspenso(a) internamente, por um dia, das atividades escolares, realizando todas as atividades separado(a) de seu grupo. Vale ressaltar que a contagem de exclusões do G6 e G7 zera a cada mês e do G8 e G9 zera a cada trimestre.
Os passos acima podem ser modificados caso haja uma avaliação da Direção ou Coordenação.
O preenchimento da ficha médica, realizado no ato da matrícula, é obrigatório. Em caso de qualquer mudança, pedimos que comuniquem imediatamente a Enfermaria. Em casos de afecções infectocontagiosas, é necessário apresentar um atestado médico autorizando o retorno do aluno à escola.
Caso haja qualquer impedimento que não permita a participação do aluno nas aulas de Educação Física, solicitamos que seja apresentado um atestado médico, justificando o problema e dando os encaminhamentos necessários.
É importante verificar, diariamente, se o aluno está bem fisicamente, antes de vir à escola.
Caso necessite tomar algum medicamento durante o período em que estiver na escola, o aluno deverá trazê-lo, obrigatoriamente, com a prescrição médica, e entregá-lo para a Enfermaria, devidamente identificado com seu nome completo e a indicação da sua série e turma.
Para o bom atendimento ao aluno, é imprescindível que as famílias mantenham as fichas médicas de seu(s) filho(s) sempre atualizadas. Em caso de emergência, a Escola Beit Yaacov prestará o serviço de pronto atendimento, pelo qual uma ambulância levará o (a) aluno (a) à unidade Perdizes-Higienópolis, do Hospital Albert Einstein, acompanhado por um responsável da escola e entrará em contato com a família para que possa tomar as demais providências.
A escola fornece alimentação kasher balanceada, de acordo com a orientação de uma nutricionista especializada.
Não é permitido trazer qualquer tipo de alimento para a escola.
Não são permitidas comemorações de aniversários na escola.
Todas as festas externas à escola, em que participem alunos, devem ser kasher.
Os alunos podem adquirir seus lanches no Food Court da escola, com a utilização da plataforma Vlupt. Os responsáveis deverão baixar o aplicativo em seus dispositivos, adicionar créditos utilizando PIX, cartão de crédito ou débito. O saldo fica imediatamente disponível para consumo dos alunos. Para adquirir seu lanche, o(a) aluno(a) informará seu RA (número de registro acadêmico). Os valores consumidos serão debitados dos créditos, e o saldo atualizado em tempo real.
A Plataforma também permite a restrição de consumo diário por valor e tipo de alimentos.
Caso o(a) aluno(a) exceda o limite de crédito, a venda não será realizada pela plataforma. Nesse caso, os pais serão avisados e deverão fazer nova carga de créditos na plataforma.
Nossa avaliação é processual e tem o intuito de aperfeiçoar o planejamento das aulas e garantir a qualidade do ensino e da aprendizagem. A escola respeita a individualidade dos alunos, possibilitando diferenciações pedagógicas, quando necessário.
As notas são atribuídas continuamente e reportadas aos pais ao final de cada trimestre, no qual o(a) aluno(a) deve ter obtido nota igual ou superior a 6,0.
Ao aluno que demonstra dificuldades ao longo do semestre são oferecidos:
Plantões de dúvidas – são oferecidos aos alunos com o objetivo de ajudá-los em seu processo de aprendizagem nas disciplinas de Português, Matemática e Inglês. Uma vez por trimestre é oferecido um superplantão de todas as disciplinas.
Recuperação paralela – são aulas e avaliações oferecidas ao final do 1º e 2º trimestres, nas disciplinas nas quais o(a) aluno(a) obteve média inferior a 6,0. Ao final deste processo, será composta uma média aritmética entre a nota obtida na recuperação e a nota trimestral; esta média não poderá ser inferior à nota trimestral (nota que o(a) aluno(a) teve antes da recuperação), nem superior a 6,0. Exemplo:
Pesos dos trimestres: 1º e 2º trimestres: Peso 1 e no 3º trimestre: Peso 2
Nota trimestral: 5,0
Nota da recuperação: 0,0
Média: 2,5
Nota final do aluno: 5,0
ser superior a 6,0, por exemplo:
Nota trimestral: 5,0
Nota da recuperação: 10,0
Média: 7,5
Nota final do aluno: 6,0
Recuperação final - são aulas e avaliações oferecidas apenas no final do ano, para os alunos que não obtiveram média anual 6,0, em até TRÊS DISCIPLINAS. A composição da nota final é calculada entre a média aritmética da média anual e a média obtida na recuperação final. Exemplo:
quando a nota da recuperação é menor que a média anual
Média anual: 5,0
Nota da recuperação: 0,0
Média: 2,5
Nota final do aluno: 5,0
quando a nota da recuperação é maior que a média anual
Média anual: 5,0
Nota da recuperação: 10,0
Média: 7,5
Nota final do aluno: 7,5
G6 e G7 - No dia de prova trimestral, o(a) aluno(a) deverá, obrigatoriamente, fazer a prova estipulada para a data. Durante este período, a possibilidade de atrasos e saídas antecipadas, antes de provas, fica extinta. O(A) aluno(a) que descumprir esta regra ficará com zero e não terá direito a fazer a substitutiva.
G8 e G9 - No dia de prova trimestral, o(a) aluno(a) deverá, obrigatoriamente, fazer as provas estipuladas para a data, não sendo permitido realizar apenas uma delas. Durante este período, a possibilidade de atrasos e saídas antecipadas, antes de provas, fica extinta. O(A) aluno(a) que descumprir esta regra ficará com zero, não podendo fazer prova substitutiva.
As provas substitutivas são para os alunos que perderam provas mensais e/ ou trimestrais e acontecerão após a semana de provas trimestrais.
Será cobrado o valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) por prova.
Critérios para isenção desta taxa:
Atestado médico
Bar Mitzvah /Bat Mitzvah de irmãos ou primos de primeiro grau
Emissão de Passaporte
Vistos e documentos oficiais
Jogos de alunos federados, com apresentação de atestado da Federação responsável por seu esporte.
Será aprovado o aluno que atingir a média igual ou superior a 6,0 em cada disciplina e que tenha mais de 75% de presença, ou ainda, os alunos que, não atingindo a média ou apresentando menos de 75% de frequência, sejam considerados capazes de acompanhar a série seguinte pelo Conselho de Classe.
De acordo com as práticas da honestidade acadêmica e o perfil da comunidade IB, é esperado que o aluno aja com princípios, integridade e honestidade em seu trabalho. Apresentar conteúdos de autoria de outros, sem o devido crédito, é considerado plágio. Desrespeitando esses valores, o(a) aluno(a) estará sujeito(a) a sanções (ficar com zero na prova ou trabalho). No caso de cola, o(a) aluno(a) que colou e o que passou cola ficarão com zero.
A escola disponibiliza um programa de atividades complementares, oferecidas após o horário das aulas, com o objetivo de estimular e desenvolver, de maneira lúdica e formativa, habilidades físicas e esportivas, bem como cultivar práticas culturais e artísticas. Informações adicionais pelo e-mail afterschool@beityaacov.com.br.
Para a organização das aulas e o bom funcionamento da rotina, seguem as regras:
1 – A escola organizará e disponibilizará dois ônibus e arcará com 20%* deste custo; os outros 80% serão repassados às famílias. Nestes ônibus, só será permitido o embarque de alunos do grau. Esse valor será cobrado no boleto do mês subsequente. (*O valor de locação de cada ônibus é de R$ 1.260,00 - valor sujeito a alteração devido à contratação do serviço à transportadora).
2 – O ônibus sairá da sinagoga, pontualmente, às 10h30, com os alunos que estiverem dentro do ônibus. É de responsabilidade dos pais e do aluno garantir o embarque no ônibus no horário definido.
3 – Um inspetor acompanhará os alunos no ônibus. A sua função fica restrita a supervisionar os alunos durante o trajeto entre a sinagoga e a escola. Não cabe ao inspetor chamar os alunos na sinagoga. Muitas vezes, o ônibus não consegue estacionar na porta e, por isso, o embarque deve ser breve.
4 – Os alunos que não vierem no ônibus poderão entrar na escola até as 11h15. Após este horário, os alunos não poderão mais entrar e frequentar as aulas deste dia e levarão faltas.
5 - Todos os alunos precisam voltar para a escola no horário combinado.
6 – Vale ressaltar que as segundas e quintas-feiras são dias letivos e pedimos que considerem as perdas pedagógicas de alunos de outros graus, que possam ser convidados para a cerimônia.
7 – Em respeito às famílias da Escola Beit Yaacov, é obrigatório que toda comida servida na cerimônia e na festa de Bar Mitzvah de nossos alunos siga os preceitos da Kashrut.
8 - Solicitamos a parceria dos pais para que conversem com seus filhos sobre a postura desejada em recepção e cerimônia de Bar Mitzvah.
9 – Atentem-se aos horários de entrada. Os alunos do G7 e G8 poderão entrar na escola até as 11h15. Os demais alunos, incluindo irmãos e primos, poderão entrar na escola até o limite de horário abaixo:
Ensino Fundamental I (G3 a G5): 11h20
Ensino Fundamental II (G6 a G9): 11h15
Ensino Médio: 11h15
10 - Quando a cerimônia for realizada na escola, os alunos rezarão a partir das 7h30 e voltam para as aulas às 10h45.
Para a organização das aulas e o bom funcionamento da rotina, é importante ressaltar que:
Todas as regras e normas de convivência são aplicadas em todas as aulas e atividades do BAT, sejam estas dentro ou fora da escola.
Os ensaios e compromissos relacionados ao evento são obrigatórios e informados com muita antecedência.
Ao longo do ano, haverá algumas apresentações de dança estipuladas previamente pela escola. Todas as meninas deverão se apresentar.